NOT NATURAL - Em Português

SCIENCE GALLERY NA UNIVERSIDADE DE MELBOURNE

CHAMADA FECHADA - EM REVISÃO

 

Chamada Aberta de 21 de dezembro de 2022 até 6 de fevereiro de 2022.

Encerramento das inscrições:

Hora em Atlanta (EST): domingo 5 de fevereiro, 5pm

Hora em Londres (GMT): domingo 5 de fevereiro, 10pm

Hora em Bengaluru (IST): Segunda-feira, 6 de fevereiro, 3:30am

Hora em Melbourne (AEDT): Segunda-feira, 6 de fevereiro 9am

Palavras chave: biologia sintética, extinção, novas formas de vida, engenharia genética, conectar com o país, ecossistemas, híbridos, alteridade, biodiversidade, vida biônica, romantismo, evolução, engenharia, design

Science Gallery Melbourne convida propostas de projetos para a exposição Not Natural , que será realizada em 2024. Por meio de instalações, performances, eventos e workshops, esta exposição explorará o atrito entre as percepções culturais da natureza e as implicações da criação de formas sintéticas de vida. Os avanços na biologia sintética abriram uma infinidade de possibilidades e uma caixa de pandora de dilemas éticos. Entramos em uma nova era, em que as ferramentas da engenharia genética e da biotecnologia nos permitem editar genes, combinar e ‘de-extinguir’ quase tudo que é biológico. Podemos projetar novas formas de vida e modificar as existentes, mas estamos redesenhando a evolução ou a evolução está nos redesenhando? E só porque podemos fazer isso, será que devemos? Nesta exposição queremos considerar diferentes pontos de vista sobre o que é considerado natural e o que não é, de forma a compreender melhor como chegamos neste ponto da história e para onde podemos caminhar no futuro.

Possíveis subtemas:

  • Biologia sintética, redesenho da natureza e novas tecnologias

  • Simbiose entre os seres humanos e seu ambiente

  • Como categorizamos o mundo e os preconceitos que nele se expressam

  • Perspectivas das Primeiras Nações sobre como conectar e cuidar do país

  • Investigação sobre extinção e criação de novas espécies

  • Hibridização, quimeras, mitos e ficção científica

  • Evolução humana e engenharia genética

  • Romantismo vs. classicismo

  • Ética ou filosofias morais e diferentes perspectivas culturais

Algumas considerações:

Esta chamada te convida a propor instalações e projetos de arte e pesquisa que possam funcionar em um contexto expositivo coletivo e em um ambiente de galeria não tradicional, onde as condições de luz e som não são necessariamente constantes. Os projetos selecionados por meio de nossa chamada normalmente recebem financiamento de até $ 8.000 AUD (dólares australianos), que inclui todas as taxas, materiais, entrega e outras despesas do projeto. Infelizmente, nesta fase não podemos incluir as despesas de viagem. Estes projetos estarão expostos ao público durante cerca de quatro meses, contando com a participação de mais de 30.000 pessoas, com especial atenção para os jovens entre os 15 e os 28 anos. Valorizamos projetos que sejam diretos em seu convite, que facilitem discussões complexas e investigações e pesquisas contínuas. Adoramos projetos iterativos, interativos, que contribuam para pesquisas genuínas e sejam interdisciplinares. Adoramos o humor, a provocação, a especulação e as ideias irreverentes que primeiro divertem e depois educam. O projeto que você irá propor pode ser uma ideia nova, em desenvolvimento para outra exposição, ou um trabalho existente que está pronto para ser lançado.

Preguntas frequentes

Quando será a exposição? No primeiro semestre de 2024.

Por que existem prazos diferentes para a finalização das inscrições? A plataforma Submittable que usamos é programada apenas com o fuso horário EST. Estamos localizados em Melbourne (fuso horário AEDT) e trabalhamos em fusos horários internacionais. Verifique seu horário local às 17h de domingo, 5 de fevereiro, em Atlanta, EUA, para saber quando as inscrições serão encerradas (ou melhor ainda, nos envie sua proposta antes!).

Quanto tempo levará para saber se fui selecionado? Aproximadamente 3 meses a partir da data de encerramento, dependendo de quantos projetos recebermos.

Quem pode se inscrever? Absolutamente todo mundo! Não há restrições quanto à idade, nível educacional, experiência em pesquisa, disciplina, grupo cultural ou identidade. Valorizamos muito a diversidade de perspectivas de pessoas com diferentes vivências. Encorajamos especialmente os “povos das Primeiras Nações” e os jovens a se inscreverem.

Tenho que escrever minha proposta? Você pode preencher os campos de perguntas do formulário, enviar um vídeo, fornecer um link, enviar um vídeo em Língua de Sinais Australiana ou áudio... o que estiver mais acessível para você! Você pode enviar sua inscrição em um idioma diferente do inglês, mas neste caso é importante ressaltar que só poderemos traduzir sua proposta por um tradutor virtual.

Mais de uma pessoa pode se inscrever? Sim! Pedimos apenas que alguém seja apontado como o requerente principal no formulário para facilitar a comunicação e a administração.

Posso enviar mais de um projeto? Sim!

Como abordar a questão do orçamento? Na sua proposta estamos apenas procurando entender a viabilidade financeira do seu projeto, por isso envie um detalhamento simples. Queremos entender se a ideia que você apresentou é financeiramente realista. Se o seu projeto for selecionado, negociaremos os custos com base no que você irá contribuir e no que podemos fornecer. Projetos com co-financiamento serão considerados.

Como é o espaço expositivo? Assista a este vídeo para ter uma ideia. O espaço é de aproximadamente 1.000 metros quadrados com áreas muito abertas, paredes móveis, grandes janelas de vidro, luz natural e pé-direito alto. Considere possível vazamento de som ambiente e uma atmosfera movimentada.

Como as inscrições são analisadas? Os projetos enviados serão examinados por nossa equipe e um grupo curatorial formado por jovens líderes. A primeira rodada nos ajuda a decidir quais propostas não selecionaremos para o programa e quais queremos revisar novamente. As primeiras impressões importam. As candidaturas selecionadas são então analisadas pelo grupo de curadores e discutidas arduamente. Em seguida, criamos uma lista com os projetos pré selecionados e convidamos os candidatos para uma entrevista para entender mais detalhes. Por fim, assumimos a tarefa de curadoria e seleção.

Quem é o seu público? Os jovens estão no cerne do que fazemos. 70% do nosso público tem menos de 30 anos e nossas exposições são criadas pensando especialmente nessa audiência. É importante que você reflita como vai conectar esse público com o seu trabalho.

Que tipo de ideias posso propor? Tudo será considerado, mas tenha em mente a duração do show e quão robusto seu trabalho precisa ser para o nosso público. Aceitamos trabalhos e ideias arriscadas que possam envolver materiais incomuns, organismos vivos ou materiais que precisem de manutenção contínua. Mas, claro, a segurança das pessoas é a nossa principal preocupação. Névoa, flashes e ruído extremamente alto e constante (acima de 65 db) provavelmente não funcionarão nesta exposição.

Posso propor performances ou projetos de curto prazo? Sim, vamos considerá-los para programas públicos e eventos específicos. Vale a pena nos informar sobre o seu projeto. Normalmente não gastamos a mesma quantidade de tempo e recursos em uma atividade de um dia como em uma instalação de quatro meses. Então pense na escala do que você está nos propondo em termos de orçamento.

Posso receber feedback sobre a minha candidatura? Não na primeira rodada, desculpe. Recebemos muitas inscrições e não temos esta capacidade. Podemos, no entanto, fornecer informações sobre os candidatos selecionados que entrevistamos.

Não tenho exatamente um projeto para apresentar, mas adoraria participar porque o tema da exposição está relacionado à minha área de pesquisa ou aos meus interesses. Vamos desconsiderar o fato de que isso não é tecnicamente uma pergunta e dizer: Ótimo! Queremos saber sobre sua experiência. Envie-nos uma mensagem para conectá-la com o público, profissionais criativos, academia e indústria local e globalmente.

Outras perguntas frequentes sobre a rede Science Gallery são respondidas aqui. https://sciencegallery.org/faqs