RESOURCEFUL - Em Português

SCIENCE GALLERY LONDON EM KING’S COLLEGE LONDON

CHAMADA CERRADA

 

Chamada aberta a parti de 14 de agosto de 2023 a 17 de setembro de 2023

As inscrições se encerram: Sexta-feira, 17 de setembro 23:59 CEST/ GMT+1

Palavras-chave: clima, sustentabilidade, cidades, fabricação, novos materiais, extração, saúde, transição justa, zero líquido, ciência dos materiais, engenharia, bioengenharia, saúde global, design especulativo.

Science Gallery London é um local para o desenvolvimento de novas ideias em arte, ciência e saúde. Como parte da King's College London, desenvolvemos nosso programa em colaboração com nossos grupos constituintes: acadêmicos e pesquisadores da universidade, assim como estudantes e jovens de 18 a 25 anos que vivem, trabalham ou estudam em Southwark e Lambeth, além de artistas e criativos.

Estamos em busca de inscrições de artistas, criativos, ativistas comunitários e pensadores críticos que desejem integrar o programa 'Resourceful' (título provisório) da nossa programação anual de 2024 que incluirá obras de arte e instalações, noites de música e performance, workshops, exibições de filmes e debates. A chamada aberta é apenas uma das maneiras pelas quais identificamos projetos para a programação. Por meio dela, pretendemos nos conectar com uma ampla gama de profissionais criativos com ideias relacionadas aos temas da programação, que serão desenvolvidas à medida que os planos avançarem no próximo ano. Este texto fornece uma visão geral do tema e explica como se inscrever.

1.1 VISÃO GERAL SOBRE O TEMA DA EXPOSIÇÃO ‘RESOURCEFUL’:

RESOURCEFUL  explora a nossa capacidade de adaptação em meio a uma emergência climática. Diante da queda dos padrões de vida e da ameaça à nossa saúde e bem-estar, o presente se torna cada vez mais instável. Um futuro mais seguro e equitativo é inquestionavelmente desejável e, de fato, necessário. No entanto, como seria esse futuro?"

A exposição e os programas públicos investigam as origens materiais das coisas das quais dependemos todos os dias: energia, água, ar, os minerais de terras raras embutidos em nossos aparelhos, os alimentos em nossos pratos, bem como os valores e os sistemas que os cercam, questionando como tudo isso mudará no futuro. O que realmente constitui um "recurso" e quem possui o poder de defini-lo? E, mais importante, como podemos adotar as medidas necessárias para construir futuros mais resilientes para todos?

RESOURCEFUL será fundamentado no tecido urbano que envolve a Science Gallery London, onde florescem o poder comunitário e os grupos de ajuda mútua ao lado das sedes de empresas financeiras que conectam a cidade às cadeias globais de abastecimento e ao comércio de ativos.

Grande parte do conhecimento e experiência necessários para um futuro em que justiça social e ecológica estejam entrelaçadas já estão entre nós. RESOURCEFUL visa compartilhar e visualizar futuros promissores, demonstrando que os sistemas alternativos não são apenas sonhos, mas possibilidades práticas e orientadas para a ação que já estão ocorrendo e prosperando.

1.2 ÁREAS DE INTERESSE

O tema geral de RESOURCEFUL engloba um conjunto de questões interconectadas que vão desde a ciência dos materiais até a saúde, formulação de políticas e formas de vida equitativas. Estamos especialmente interessados em propostas de projetos ou ideias que abordem uma ou mais das seguintes áreas, as quais são campos de pesquisa importantes dentro da comunidade do King's College:

Recursos materiais: Alimentação e uso da terra e suas implicações para a saúde; design especulativo e novos materiais; obsolescência tecnológica; mineração e extração; moda e manufatura; gestão de recursos naturais.

Ambiente Construído: Saúde urbana e bem-estar (físico e mental); poluição do ar e saúde ambiental; modelos cooperativos/alternativos de propriedade.

Como devemos viver?: Transição justa; bens comuns e comunalidade; bases de conhecimento intergeracionais, indígenas e comunitárias; perspectivas para além do humano.

Governança, direito e sistemas globais: neutralidade de carbono; cadeias de suprimento internacionais; ecologia de sistemas; risco e resiliência; direito/quadros legais, como direitos da natureza; formulação de políticas/ativismo; economias circulares; 'economia da rosquinha'; decrescimento; financeirização (da natureza, da energia)."

1.3 ESTRUTURA DO PROGRAMA

"Resourceful”  será desenvolvido por meio de um programa de atividades de pesquisa e desenvolvimento voltadas para o público, que terão lugar na galeria a partir da primavera de 2024. Essas atividades irão moldar, informar e, em alguns casos, fazer parte do programa final que será inaugurado no outono de 2024.

O programa de pesquisa e desenvolvimento incluirá os seguintes formatos:

1. Biblioteca/Impressão de 'Resourceful': Convidamos você a contribuir para uma biblioteca e arquivo de acesso aberto para a exposição. Nosso interesse é que a biblioteca seja uma maneira de ampliar e compartilhar diferentes formas de conhecimento que explorem temas 'engenhosos' (resourceful). Ideias de projetos que envolvam produzir, preservar ou arquivar material impresso se encaixam bem nesse formato. A Impressão de Recursos fará parte do programa final da exposição no outono de 2024.

2. Intervenções de Espaços 'Resourceful': Convidamos você a apresentar ideias para intervenções que criem espaços e momentos para a troca mútua e diálogo em resposta à pergunta: 'Como devemos viver?' Uma intervenção pode tomar a forma de uma exposição temporária, uma instalação pop-up ou uma série de encontros nos quais uma pessoa ou grupo ocupará um espaço dentro da galeria por períodos de cerca de 4 semanas ao longo da exposição no outono de 2024.

3. Recursos Comuns: A Science Gallery proporcionará um espaço para a troca de conhecimento horizontal e comunitário como parte do desenvolvimento da programação. Estamos interessadxs em colaborar com artistas, jovens e pesquisadorxs para coletivamente conceber um plano de estudos que explore a pergunta 'Como devemos viver?' nesta era de transições. Elementos do plano de estudos podem incluir passeios, caminhadas, oficinas e muito mais!

O programa público resultante, que será executado a partir do outono de 2024, incluirá os seguintes formatos:

4. Instalações e Obras de Arte da Exposição 'Resourceful': Convidamos você a apresentar ideias para instalações e obras de arte novas ou já existentes. Elas serão parte de uma exposição coletiva, que poderá ser instalada em vários locais da Science Gallery. Artistas que apresentarem ideias para essa parte do programa poderão ser convidados a desenvolver seus projetos em colaboração com pesquisadores e/ou estudantes e jovens. Essas relações foram iniciadas e apoiadas pela Science Gallery London.

5. Eventos como Parte da Programação 'Resourceful': Compartilhe suas ideias para concertos, performances, debates, oficinas, exibições e muito mais. Artistas que apresentarem ideias para essa parte do programa poderão ser convidados a desenvolver seus projetos em colaboração com acadêmicos e pesquisadores, e/ou estudantes e jovens. A Science Gallery London iniciará e apoiará essas relações.

2.  INSTRUÇÕES PARA ENVIAR PROPOSTAS

2.1 CRITÉRIOS E PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS

As propostas serão examinadas pela equipe da galeria e por um comitê de curadores composto por jovens de 18 a 25 anos do programa Sustain Space da Science Gallery. Haverá três rodadas de revisão. A primeira rodada nos auxiliará a decidir quais solicitações não acreditamos serem adequadas para o programa e quais solicitações desejamos analisar com mais detalhes. Em seguida, as candidaturas pré-selecionadas serão avaliadas pelo comitê de curadores e pelos consultores da exposição, que são pesquisadores de diferentes departamentos da King's College London. Essa equipe fará uma seleção e os candidatos serão convidados para uma entrevista a fim de obter mais informações sobre seus projetos. As propostas serão avaliadas com base na sua adequação às áreas de interesse da programação, ao público, à viabilidade e à qualidade do conceito.

Valorizamos propostas de projetos simples que criem espaços para processos de debate e troca complexos e abertos. Adoramos projetos iterativos, interativos, que contribuam para a pesquisa e que sejam interdisciplinares. Gostamos de humor, provocação, especulação e ideias irreverentes que primeiro entretenha ou intrigam e depois eduquem.

Informaremos todas as pessoas dentro de um prazo de três meses a partir da data de encerramento da convocatória, com base no número de solicitações que recebemos. Embora não possamos fornecer avaliações individuais, disponibilizamos todas as informações possíveis sobre como tomamos as decisões.

2.2 PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO PARA ENVIAR PROPOSTAS

Ao propor um projeto, considere que a galeria faz parte de uma universidade, então você pode consultar sua finalidade e princípios aquí.

Se preferir, você pode apresentar um vídeo explicando sua ideia. O vídeo pode ter no máximo 5 minutos e estar no formato MP4. No vídeo, responda verbalmente às perguntas para as quais você não escreveu as respostas no formulário.

Você pode apresentar uma ideia para um novo projeto ou para um projeto já existente. Em ambos os casos, gostaríamos de saber: qual é a sua ideia, como você poderia colaborar com pesquisadores, uma estimativa aproximada de custo para realizar o projeto conforme você o concebe, bem como quaisquer requisitos técnicos que você preveja nesta fase.

Anexe um currículo atualizado com cinco imagens que mostrem trabalhos de arte recentes, ou um link para um site atualizado que inclua seu currículo e imagens de trabalhos de arte recentes. Recomendamos que você explique de maneira clara e específica como pretende executar a ideia do projeto, sendo ao mesmo tempo flexível em relação à possível participação de outrxs colaboradores. A descrição deve deixar clara a conexão do projeto com o tema 'Resourceful' (Recursos).

Cálculo do custo do seu projeto

Não estabelecemos tetos de orçamento na convocação. Se sua proposta for selecionada, trabalharemos com você para desenvolver o projeto (ver pergunta anterior), o que pode envolver alguma variação das ideias de produção inicialmente concebidas.

Pedimos que inclua uma estimativa aproximada do custo previsto para a realização do seu projeto. Projetos de exposições anteriores variaram entre 500 GBP para um evento e entre 2000-4000 GBP para uma instalação. A Artist 's Information Company oferece recursos úteis para calcular as taxas dos artistas aquí (em inglês).

Projetos com cofinanciamento serão considerados.

Abordagem à colaboração com pesquisadores

Não esperamos que você identifique ou entre em contato com possíveis colaboradores acadêmicos na fase de inscrição; ajudaremos a facilitar essas relações quando for apropriado, após a seleção dos projetos. Em alguns casos, apresentamos trabalhos de artistas que não colaboraram com pesquisadores ou grupos comunitários. Quando considerarmos que um projeto poderia se beneficiar desse tipo de colaboração, iremos propor isso e trabalhar com você para encontrar colaboradores adequados. No formulário de inscrição, será solicitado que você descreva sua abordagem para esse tipo de colaboração.

2.3 CONSIDERAÇÕES ADICIONAIS

Qual é o seu público-alvo?

Nossas exposições e programas são criados pensando em jovens maiores de 18 anos, com atenção especial aos jovens entre 18 e 25 anos. É importante que você pense em como conectará esse público à sua obra.

Outros visitantes da galeria incluem a comunidade universitária e de saúde (equipe hospitalar, pacientes, pesquisadores, estudantes).

Posso propor eventos pontuais ou projetos de curto prazo?

Sim, os consideramos para os programas públicos mais abrangentes. No entanto, geralmente não dedicamos o mesmo tempo e recursos a uma atividade de um dia em comparação com uma instalação de seis meses. Portanto, considere a escala do que está propondo em relação aos custos previstos.

Sobre os espaços de exposição

Para mais informações sobre o prédio e os espaços da Science Gallery London, consulte aquí (em inglês). A altura máxima dos espaços é de aproximadamente 2,7 metros.

Se você está propondo obras de arte para a exposição, tenha em mente que sua obra compartilhará espaço com outras obras e que as condições de luz e som podem não ser constantes. As obras devem ser resistentes: prevemos um fluxo de cerca de 30.000 pessoas ao longo de 6 meses.

Com quem posso entrar em contato se tiver alguma pergunta sobre minha proposta?

Entre em contato com Laura Purseglove, Produtora da Science Gallery London, laura.purseglove@kcl.ac.uk

Aqui você encontrará respostas para outras perguntas frequentes da Science Gallery Network: https://sciencegallery.org/faqs

Assine nossa newsletter para receber informações sobre as próximas convocações da Science Gallery Network.